- Voltar ao início »
- amigos , amizade , amor , Antoine de Saint-Exupéry , cativar , dicas , escritor , lista , livro , Livros , Luba , o pequeno príncipe »
- Resenha: O Pequeno Príncipe
Postado por : Robert Melo
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
Título: O pequeno príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Data: 6 de abril de 1943
Nota: Melhor impossível
Obs: Livro mais vendido depois da bíblia e alcorão
1 - Cortar o mal pela raíz10 Coisas que aprendemos com O Pequeno Príncipe
O pequeno príncipe mora em um planeta muuuuito pequeno onde existem as árvores chamadas baobás. Elas são, na verdade, pequenos arbustos, que desabroxam de repente e viram árvores gigantes. Por serem enormes, esses baobás tomariam conta do planeta, por isso, quando percebesse que os baobás iriam virar árvores gigantes, o pequeno príncipe precisava cortá-los.
- Moral: os baobás são as coisas ruins da nossa vida. Não fique gastando tempo a toa, corte logo o mal pela raíz e vá viver sua vida. Não deixe um problema pequeno virar um furacão.
2 - Suporte coisas ruins
Uma flor nasceu no planeta do príncipe. Ele tinha extremo amor pela flor, e tinha de ficar tirando frequentemente os insetos que tentavam se aproximar dela, pois a achava muito frágil. Certo dia, a flor disse para ele: "é preciso que eu suporte duas ou três larvas se eu quiser conhecer as borboletas".
3 - Não cobrar demais das pessoas
O príncipe viajava por muitos planetas. Certa vez chegou em um tão pequeno, que era completamente ocupado pela vestimenta do rei. O rei, querendo mostrar autoridade, começou a dar ordens para o príncipe, e fala algo muito interessante: "É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade se baseia na razão".
4 - Observar melhor as coisas
Certo dia, o príncipe viaja ao planeta de um geógrafo, que fica muito feliz por poder saber como é o planeta do pequeno príncipe. O príncipe começa a dar detalhes, dizendo que nele existem 3 vulcões e 1 flor. O geógrafo diz que a flor é êfemero, já que não consta nos livros de geografia porque pode desaparecer a qualquer momento, diferentemente de um vulcão.
- Moral: dê valor a pequenas coisas(como a flor, no caso do príncipe). Elas podem ser importantes, mas podem desaparecer a qualquer momento.
5 - Amizade (!!!!!)
O pequeno príncipe encontra uma raposa, e ela lhe diz que é apenas mais uma entre milhões de outras raposas, mas que ela se tornaria única no momento em que os dois se cativassem.O príncipe pergunta o que é cativar, e ela lhe diz que não é algo comum atualmente("Os homens não têm mais tempo para coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos"): significa criar laços. Quanto tu cativas alguém, nasce uma amizade verdadeira. "Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas."
6 - Jamais fique com dúvidas
O pequeno príncipe sempre tem dúvidas em relação a coisas novas. Mas seu diferencial é que ele jamais desiste de ter a resposta depois que faz uma pergunta.
7 - Pessoas podem ser más
O príncipe encontra uma cobra, e diz: "Serpentes são más. Podem morder apenas por prazer". Assim também é na vida real, nem todas as pessoas são quem dizem ser. Precisamos ficar alertas e selecionar a dedo nossas amizades.
8 - Olhe com o coração
Não julgue ninguém pela aparência ou pelo que dizem por aí. Procure conhecer, afinal, "o essencial é invisível aos olhos".
9 - Ficamos chatos quando crescemos
Nos acostumamos com uma rotina e a vida se torna cada vez mais monótona. Não vemos mais graça na vida, não questionamos mais as coisas como fazem as crianças e até o próprio pequeno príncipe. No livro, ele encontra também um manobrista de trem, que lhe diz: "os homens estão dormindo lá dentro. Apenas as crianças apertam seus narizes contra a janela."
10 - O mundo precisa de mais pequenos príncipes
Seja alguém que:
- Pergunta sobre tudo
- Que vai rir de tudo
- Que vai ver com o coração
- Que "viaja por planetas"
- Que não tem medo de ser quem é.