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- Didática: Cinderela na versão masculina
Postado por : Robert Melo
terça-feira, 3 de outubro de 2017
Primmm! Primmmm!
— Ahhh... só mais um pouquinho... — murmurava o jovem, enquanto cobria o rosto com seu travesseiro.
Já eram sete da manhã e Daner precisava levantar. A aula começava dentro de meia hora, e ele precisava arrumar-se. Café tomado, uniforme vestido, e lá foi ele, rumo à mais um dia de aprendizado.
Sua escola se localizava a 4 quarteirões de sua casa, o que possibilitava sua ida à pé. Frequentemente, no caminho, ele encontrava Dona Hermínia, uma velhinha que precisava de ajuda para atravessar a rua. Daner — sempre muito prestativo — sempre se propunha a ajudá-la, e ela, como recompensa, dava-lhe algumas moedas, usadas por ele para ir à Lan House.
Seu passatempo preferido fora da escola era programar jogos, mas sua família não tinha condições de ter um computador próprio, então ele precisava ir até a Lan House, que ficava no caminho da escola. Para conseguir o dinheiro que usava para pagar, ele fazia boas ações, como a ajuda à Dona Hermínia.
O projeto que estava em andamento no momento era Guerra de Dois Mundos, um RPG programado em HTML2, onde o personagem principal teria o objetivo de salvar o mundo de uma invasão alienígena.
Mas a ambição de Daner era grande! Pensava, além da criação do jogo, na sua divulgação: queria criar um canal no Youtube para promover seus feitos, mas, se não possuía nem um computador, quem dirá um celular ou câmera para gravar. Então, como realizaria seu sonho?
Eis que sua escola anuncia um projeto de Curta-Metragens. Os temas escolhidos foram 'boas ações' e a 'aceitação pessoal'. Cada grupo de alunos deveria fazer um pequeno vídeo sobre os temas propostos. A câmera para gravação seria disponibilizada pela escola, pelo período de uma semana para cada grupo.
Como já sabia lidar bem com edição e programação, Daner propôs a seu grupo que lidaria com essa parte, e, na semana em que seu grupo recebeu a câmera, ela ficou sob sua posse. Ele concluiu o jogo que estivera semanas trabalhando e aproveitou a estadia do aparelho eletrônico após a conclusão do trabalho para gravar um vídeo sobre o jogo, que foi colocado no Youtube.
No dia seguinte, Daner estava subindo as escadas da escola quando deparou-se com uma lata de refrigerante jogada no chão. Ele a recolheu e jogou-a no lixo, sem saber que aquele ato estava sendo filmado, pois seria usado em um dos curta-metragens sobre boas ações de outra turma.
Duas semanas se passaram, e o vídeo de Daner já estava com centenas de visualizações. Seu jogo havia sido disponibilizado no dia do lançamento do vídeo e já estava sendo jogado por pessoas da escola e, inclusive, pessoas que nem o conheciam. O reconhecimento estava batendo à sua porta, mas não havia mais como continuar, a câmera já não estava mais sob sua posse…
Alguns amigos próximos souberam da frustração de Daner e a fofoca foi se espalhando, até chegar aos ouvidos da coordenação na escola, que não tomou nenhuma atitude imediata, até o momento em que os professores reuniram-se para assistir aos vídeos do projeto e se depararam com o projeto que mostrava a boa ação de Daner, o único jovem da escola que recolheu a lata de refrigerante.
Diante da boa ação do garoto, os docentes, junto a direção, decidiram que o sonho do menino não deveria ser interrompido: a câmera que ele havia usado para a gravação do seu primeiro vídeo seria emprestada à ele sempre que fosse necessário para a gravação de seus projetos.
Ao saber da notícia, os olhos de Daner encheram-se de lágrimas, pois mesmo com uma família humilde, que jamais lhe dera condições de objetos tecnológicos, ele persistiu no sonho de criar jogos e virar um youtuber. E conseguiu, através da bondade e boas ações.
Mesmo não esperando nada em troca, Daner percebeu que o bem, mesmo que demore um pouquinho, tem lá suas vantagens de vez em quando.