- Voltar ao início »
- Relatório do livro Visão Ecossistêmica
Postado por : Robert Melo
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Cap. 2
Até que ponto se dá a liberdade?
Física quântica: liberdade
Sair da caverna.
Cap. 3 > Sociedade dos Poetas Mortos!!!!
Conhecimento é troca entre sujeito e objeto: interação
Cognição: descontruir para reconstruir (certezas)
Aprendizagem através da nterdisciplinaridade
A escola apenas influencia, não obriga
Cap. 4
O ensino não é problemático, os sujeitos o tornam.
Pra dar conta da realidade, precisamos conhecer o real.
Pra acontecer a aprendizagem, o professor precisa ensinar a se autoorganizar: é interno de cada um.
Instrucionismo: o professor para o sujeito para o aluno.
O desenvolvimento da autonomia depende da relação do indivíduo com o meio: participação.
Novo paradigma: professor não é autoritário, é facilitador da aprendizagem.
Criatividade ligada à intuição.
Aprender é como conversar: eu ajo e falo o que ouço e vejo > alunos já possuem sua bagagem.
Todos temos algo para ensinar, como para aprender. Quem ensina aprende, quem aprende ensina.
A escola é resultado de um trabalho coletivo: trabalho em equipe; todos se ajudam.
Cap. 5
Erro construtivo: levar o aluno a entender o erro para aprender com ele.
O aluno busca por si só a forma do seu entendimento.
Currículo em forma de rede e teia: ampliamento, questão das partes e do todo.
TIC: tecnologia de informação e comunicaçao (avaliação do aprendizado; currículo)
Ensino sem aprendizagem: professor não transfere ao aluno eficazmente
Aprendizagem sem ensino: transmite bem, mas o aluno não demonstra interesse
1) Aprender a conhecer: construir o conhecimento, autonomia, curiosidade
2) Aprender a fazer: flexibilidade, tecnologia
3) Aprender a viver juntos: participar de projetos, gerenciar, encarar diversidades
4) Aprender a ser: desenvolver pensamento crítico, desenvolver criatividade e conhecimento, éticos.
Cap. 6
Aprendizagem significativa depende do aprendente
Aprendizagem leva em conta cognição e aptidão
Professor precisa de emoção, criatividade e didática inovadora
Cap. 7
Dúvidas são provisórias e sanadas rapidamente
O aluno precisa da flexibilidade do professor. Este deve abrir espaço para dúvidas.
Diversidade é importante, gera possibilidades mas aumenta a complexidade
Maturana diz que o aluno aprende com a experiência daquilo que o cerca
Cap. 8
Necessidade do pensamento coletivo
Um novo professor exige novos valores e ética
O professor precisa ensinar a PENSAR e analisar o TODO
Cap. 9
Dimensões da aprendizagem
CONSTRUTIVISMO: Aprendizagem interna - Piaget
INTERACIONISMO: interna, mas também externa - Vigotsky
AFETIVA: afeto, aquilo que cativa e mexe com o aluno
TRANSCENDENTE: evolução
SOCIO-CULTURAL: o meio em que estão
Cap. 10
Resiliência: Capacidade de superar situações traumáticas e dar a volta por cima
Autotranscendência e transcendência
Criatividade, diálogo e resolução de problemas
Cap.11
Ecopedagogia - Pegadogia da Terra: resgatar valores humanitários
Paradigma que compreenda o pensar, o ser, a existência e a vida
Interdisciplinaridade
Cap.12
"Pra início de conversa"
Olhar o aluno com olhos do coração
Escuta sensível, amorosidade
Pensamento ecossistêmico: mudança de valores, atitudes, estilo de vida.
------
Baby boomers: pós guerra, conversadores
Geração X: pós ditadura, revolucionários, "Diretas Já", trocam de emprego facilmente
Geração Y: recompensa, criativos, impacientes, rápidos e críticos.
Geração Z: antissocial, individualista, ligados à internet, sem paciência com mais velhos, dificuldade de trabalhar em equipe.
Geração Alpha: nascem informatizados.